setembro 24, 2013

[Livros] Corações Feridos - Louisa Reed

Título Original: Black Heart Blue
Autor: Louisa Reed
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
Gênero: Ficção
País: Reino Unido
ISBN: 9788581630441
Classificação★★★★☆
_______________

Se eu disser que me surpreendi com a leitura de Corações Feridos, estarei dizendo pouco. Eu realmente não esperava um livro tão denso e obscuro como esse. Louisa nos mostra uma história sobre sofrimento, terror, tortura, maldade, fanatismo religioso, ignorância, preconceito, tudo o que pudermos imaginar de ruim se encontra nesse livro. A única coisa que não é ruim é a história, pelo contrário, por envolver fatores tão pesados, ela consegue passar singelas mensagens de esperança.

Com o sofrimento das irmãs gêmeas, causado pelo ciumento e fanático Pai, eu sofri também. Algumas passagens me deram nojo e me fizeram lembrar que existem pessoas assim no mundo todo, que existem crianças morrendo por maus tratos e às vezes ninguém nem fica sabendo.

É triste e ao mesmo tempo tão real, se eu soubesse o que de fato me esperava, talvez tivesse adiado um pouco essa leitura, pois não estou na minha fase mais up, então esse livro me abalou um pouco, mas é uma excelente leitura, para aqueles que tem estômago, para os que leram 'Não Conta para a Mamãe' e sobreviveram.

Apesar de complexo, não demorei muito tempo para terminá-lo, levei dois dias. E é impossível parar de ler antes de saber o que acontece com Hephzibah e Rebecca. Duas irmãs gêmeas, tão diferentes quanto se pode ser, uma é bela, alegre e adorada por todos, a outra é desfigurada, tem uma rara síndrome e com isso sofre com o preconceito de todos. A vida das meninas é marcada pela violência, maus tratos e segredos que elas escondem do resto do mundo. 

O Pai das meninas é o líder de uma religião e a mãe apenas o obedece, compactuando com qualquer atitude fanática ou doentia dele, sem nem ao menos questionar, tudo é pecado, todos devem pagar, todos vão pro inferno, e lendo o livro você entende, que o inferno é ter Roderick como pai.

"Vovó me disse para nunca odiar. Se você odeia, você perde quem você é. Você não deve odiar as crianças que olham ou os adultos que apontam. Apenas ignore-os, eles não valem suas lágrimas, dizia-me. E eu acreditava nela. Agora já não sabia se conseguiria me controlar. Eu queria tanto odiá-los que isso machucava mais que qualquer outra coisa."

Sinopse: Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?

"Ele havia acertado uma pancada em minha prótese auditiva, bem perto do parafuso preso na lateral do crânio, e eu estava feliz que tudo estivesse soando ainda mais abafado agora, como se eu estivesse nadando, submersa na água. Fiquei debaixo da cama com bolas de poeira e meias estranhas, e me imaginava me afogando. O tapete se dissolvia, e eu me deixava afundar, mais e mais profundamente, assim como Hephzi no dia em que morreu."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...