janeiro 01, 2014

[Livros] Todo Dia - David Levithan (Todo Dia #1)

Título Original: Todo Dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 280
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788501099518
Classificação★★★★★
_______________

Ah, vocês me conhecem e sabem que uma história de amor que me faça chorar sempre acaba virando um dos meus livros favoritos. Li muitas resenhas positivas sobre esse livro e quando o vi em promoção, tive que comprar. Foi uma das melhores coisas que eu fiz *-*'

Todo Dia conta a história de A., um 'ser' que todos os dias acorda no corpo de uma pessoa diferente e assume sua identidade por um dia. Tem sido assim desde que ele se conhece por gente. Ele nunca teve uma vida ou um corpo só seu.

A. vive então, por meio da vida de seus 'hospedeiros', passando um dia na pele deles da melhor maneira possível, seguindo o tipo de vida que eles levam e sendo a pessoa que eles sempre foram. Ele acessa a memória deles e instantaneamente sabe tudo sobre qualquer um deles. É uma existência difícil, ser alguém diferente sempre, criar laços que só duram até meia noite, mas ele já se acostumou com isso.

As coisas mudam quando ele entra no corpo de Justin, um adolescente que só liga para si mesmo. Justin tem uma namorada, Rhiannon, a qual não trata corretamente. Ele a menospreza, não liga para seus sentimentos e já não sente mais nada por ela.

No início, A. sente pena da garota e decide dar à ela pelo menos um dia bom com o namorado. Eles escapam da escola e passam um dia perto do mar, como nunca fizeram antes. Ele a trata como uma princesa, como Justin deveria tratá-la todos os dias. E a menina tem esperança de que algo tenha mudado no namorado. Infelizmente, mudou, ele não é ele mesmo. E no dia seguinte, tudo volta ao normal.

Depois de abandonar o corpo do garoto, A. segue com sua vida, vivendo através de outros adolescentes, mas não consegue deixar de pensar em Rhiannon. É tarde demais, ele se apaixonou por ela. Precisa vê-la, precisa estar com ela, mais um dia, todos os dias.

Dia após dia, ele deve conviver com a transição de corpos, femininos e masculinos. Todos os dias a mesma paixão, pela mesma garota. Ele faz de tudo e a conhece em diversas formas, até resolver contar a verdade. Um relacionamento entre os dois não é viável, já que sua aparência física muda no final do dia. Mas não é possível controlar o coração e por dentro ele é sempre a mesma pessoa.

O livro é incrível, e quando digo incrível, digo no sentido real da palavra. David criou um enredo magnífico, que além de romântico e fantástico nos ensina lições valiosas. Os diálogos são incríveis e cada adolescente que tem sua vida invadida é um mundo à parte.

Além do tema principal, essa mudança de corpos, David também expõe em diversas situações o amor sem gênero. O amor que A. sente por Rhiannon, estando em um corpo feminino ou masculino. De início é difícil pra ela ver que por trás de uma garota, pode estar o amor da sua vida. E é assim que a sociedade em que vivemos julga o amor pelo mesmo sexo, errado, incompreensível, pecaminoso.

Numa dessas transições A. invade o corpo de uma menina, que na verdade, gostaria de ser um menino. É a metáfora perfeita para sua situação, o amor por alguém, independente do gênero, independente do exterior. As pessoas não são só pele e osso, tem algo por dentro, algo pelo quê a gente se apaixona. A alma de alguém.

Eu chorei nesse livro e como chorei. Queria ler mais e fiquei triste por ter terminado, foi a primeira leitura do ano e já entrou para a lista de favoritos. Começando bem o ano, não? Para A. cada dia é uma nova vida e por conta disso ele tem uma perspectiva diferente do mundo todos os dias, novos pais, novos amigos, novas casas, mas nada ao qual ele pode se apegar. Só uma coisa permanece intacta dentro dele todos os dias, o amor por Rhiannon.

"Que história é essa sobre o instante em que você se apaixona? Como uma medida tão pequena de tempo pode conter algo tão grande? (...) Em seu coração, em seus ossos, por mais bobo que saiba que é, você sente que tudo levou a isso, que todas as flechas secretas estavam apontando para este lugar, que o universo e o próprio tempo construíram isso muito tempo atrás, e agora você acaba de perceber que chegou ao local onde sempre deveria ter estado." (p.25)

Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

"As pessoas não dão valor à continuidade do amor, assim como não dão valor à continuidade do corpo. Não percebem que a melhor coisa sobre o amor é sua presença constante. Assim que você estabelece isso, sua vida ganha uma base extra. Mas se você não pode ter essa presença constante, só tem uma base para sustentá-lo sempre." (p.53)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...