outubro 06, 2014

[Livros] Garoto Encontra Garoto - David Levithan

Título Original: Boy Meets Boy
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Gênero: Ficção, YA
País: EUA
ISBN: 9788501047779
Classificação★★★★☆
_______________

Mais um livro de Levithan que me encanta, emociona e surpreende positivamente. Eu já falei que esse autor tem um espaço cativo no meu coração e na minha estante, né? Ok, porque eu não canso de repetir o quanto eu gosto dos seus livros. Ele fala de homossexualidade, bissexualidade, sexualidade e amor de maneira ímpar e como simpatizante e membro da aliança gay-hétero adoro  e apoio sua forma de pensar. David é um daqueles autores dos quais eu leria até a lista de compras. Suas narrativas sempre falam sobre o amor de uma forma simplificada, desmistificada e pura. Sem limites, complicações ou padrões. O mundo que David Levithan cria em seus livros, se não é o mundo ideal, se aproxima muito dele. E não difere sexo, cor, classe social ou credo.

Para iniciar essa resenha, gostaria de deixar claro que um dos pontos que mais incomodou outros leitores, foi exatamente o que eu mais gostei: a cidade 'utópica' em que se passa a narrativa. Sim, é uma cidade perfeita, onde não há preconceito. Na escola, é perfeitamente normal um garoto ser líder de torcida e se apaixonar por uma quarterback transexual. Assim como gays e lésbicas não sofrem nenhum tipo de preconceito e integram uma 'aliança gay-hétero'. Os adolescentes e até mesmo as crianças são livres para se expressar. E desde pequenos aprendem a lidar com sua própria sexualidade. Tudo isso pode soar surreal, e infelizmente ainda é.

Se você notar o exagero com que foram construídas as personagens, vai perceber que o autor quer é chamar nossa atenção para o real motivo do preconceito. Por que é tão estranho imaginar uma quarterback transexual? Ou um 'líder' de torcida? O que há de tão errado em um casal gay? Levithan explora o tema tentando nos trazer excessos e extremos com a intenção de nos questionar. Por que isso nos choca tanto? Ser diferente, ser pouco, ser muito, ser absurdamente diferente. E daí? 

Esse livro me fez perceber que todos nós ainda carregamos preconceitos. E que devemos nos desapegar deles e olhar para quem as pessoas realmente são. Infinite Darlene não é a protagonista, mas rouba a cena. Ela é mais do que uma quarterback, é mais do que uma transexual e muito mais do que uma rainha do baile. É uma personagem incrível que nos conquista e que ganha a minha admiração por ser tão fantástica, literalmente. É similar ao que aconteceu em Will & Will, com o Tiny Cooper. Levithan é mestre em criar coadjuvantes melhores que os protagonistas.

A história central gira em torno de Paul, um garoto gay que tem uma turma de amigos muito divertida. Ele se apaixona à primeira vista por Noah, um - até então desconhecido - colega de escola. O problema é que Paul pisa na bola e arruína suas chances com o garoto. Para completar, sua melhor amiga Joni está namorando um cara que é um verdadeiro mala. Seu melhor amigo, Tony, tem pais religiosos que não aceitam o fato do filho gostar de garotos. E seu ex-namorado Kyle, de quem Paul levou um doloroso chute na bunda agora o quer de volta.

Como o mundo não é perfeito, algumas coisas me incomodaram e  não pude dar cinco estrelas ao livro. Joni é uma personagem irritante. Mimada, egoísta e só liga para o próprio umbigo. Da metade para frente passa a ser intragável, assim como seu relacionamento com o brutamontes do Chuck. Paul também não é dos protagonistas mais adoráveis. Sim, ele pisou na bola e se arrependeu, mas isso não o redime, pelo menos não para mim. De qualquer forma, sua amizade com Tony é muito legal e eu adoraria saber um pouco mais sobre seu melhor amigo.

Confusões à parte, é um livro muito bem escrito e que, obviamente, é um young adult com potencial. É também, um dos livros mais famosos de Levithan, destinado ao público young adult e/ou LGBT. Numa sociedade tão preconceituosa, egoísta e retrógrada como a nossa, o autor nos lembra que somos tão diferentes quanto iguais. E isso não nos torna superiores ou inferiores. O amor não tem sexo, cor, raça ou religião, ao menos não para mim e para David Levithan. Por isso admiro esse autor e o aplaudo de pé.

"Vi homens andando de mãos dadas na rua em uma cidade grande e li sobre mulheres se casando em um estado não muito longe do meu. Encontrei um garoto que talvez eu ame e não fugi. Acredito que posso ser quem eu quiser ser. Todas essas coisas me dão força." (p. 188)

Sinopse: Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!

"- Acho que sei o que vem agora.
- As pessoas perguntam o tempo todo?
E o engraçado é que não, elas não perguntam o tempo todo.
- Por que 'infinita' - pergunta Infinite Darlene.
Cory concorda.
- Porque - explica ela -, em determinado ponto da vida, eu me dei conta de que estava vivendo uma vida muito finita, e não queria mais isso. Sei que a finitude é inevitável, pois todos nós morremos, nenhum de nós pode andar até a lua, e assim por diante. Mas ainda quero viver minha vida infinitamente. Quero viver como se qualquer coisa fosse possível. Porque é tedioso demais, incolor demais viver finitamente. Sei que não vou viver para sempre, mas quero poder seguir em qualquer direção que me pareça certa." (p. 223)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...