outubro 10, 2014

[Livros] Ivvi - Leandro Andreo

Título Original: Ivvi
Autor: Leandro Andreo
Editora: Pandorga
Páginas: 120
Gênero: Poesia, Lírico
País: Brasil
ISBN: 9788561784447
Classificação★★★★★
_______________

Quando encontrei na blogosfera inúmeras resenhas positivas sobre Ivvi, eu nem sonhava que o autor aceitaria fazer uma parceria com o blog e tampouco imaginava o quanto eu iria admirá-lo após o término do livro. Há tempos eu não lia um livro de poesia tão bem escrito, tão repleto de significados e ao mesmo tempo tão sensível. Leandro faz uma mescla de sentimento e técnica que resulta em uma verdadeira obra de arte. Sua poesia é inspiradora e derrete qualquer coração, em especial conquista os românticos apaixonados, como esta que vos escreve.

Os versos do autor transbordam amor por sua musa inspiradora, Ivvi. E no decorrer do livro, podemos acompanhar não só a evolução da história contada através do gênero lírico, mas também a evolução da escrita de Andreo. Na leitura, me deparei com poesias perfeitamente metrificadas e uma sonoridade encantadora. Por vezes me peguei suspirando, com a mão no coração, por mais clichê que pareça é verdade. Ler sobre o amor é quase tão bom quanto amar, faz sentir. Faz sonhar. 

Ivvi é mais que uma declaração, é uma lição de amor. A personagem principal a quem o poeta tanto admira e em quem encontra inspiração é a personificação desse sentimento. Este que nos preenche e nos domina, elevando nossos corações, se apossando do nosso ser até tomar nossas vidas e pensamentos. Ivvi está na vida do poeta e também nas dos leitores, com outros nomes, de outras formas, mas sempre com intensidade. Afinal, quem nunca amou perdidamente, nunca viveu.

O livro é divido em cinco partes que se complementam e seguem uma cronologia. Assim como um relacionamento ou mesmo a vida, não é feita somente de amor, vamos percebendo outras emoções do eu lírico que culminam num belo final. Não vou detalhar cada parte, porque o livro é relativamente curto e eu poderia, portanto, falar mais do que devo. A poética de Leandro Andreo não precisa de elogios, por si só já se sustenta. É injusto que eu tenha que escolher adjetivos para falar o quanto gostei da obra. Vou resumir com uma palavra meu sentimento pelo livro, por Ivvi, pela poesia: AMOR.

"Mas, se o amor for verdadeiro,
Que teu corpo mude inteiro,
Mesmo assim, terás paixão.
Sei que agora não te importas,
Ao ficar com formas tortas,
Verás que tenho razão." (p. 23)

Sinopse: Quando tu, bela Ivvi, conheci, meu mundi se virou completamente. Desalento, que outrora era aparente, perdeu-se de repente. Eu sorri. Os dias se passavam, percebi que tu não me saías mais da mente, eras tão jubilosa e, certamente, a mulher mais bonita que já vi. Ivvi é uma personagem não só desta obra, mas da vida de todos. Todos nós temos alguém na vida que nos inspira, que tira o melhor de nós e que permite manifestações tão verdadeiras como as mensagens de Amor dos poemas deste livro. A personagem Ivvi irá ultrapassar os limites destas páginas e irá refletir na Ivvi real que habita na vida de cada leitor.

"E quando Ivvi conheceres,
Nenhum mais dos vivos seres
Ganhará tua atenção.
Inicialmente encantado, 
Ficarás apaixonado
E na palma de sua mão.
Pensarás na bela apenas,
De modo que teus poemas,
Outros temas não terão." (p. 33)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...