março 03, 2015

[Livros] Um Amor, Um Café & Nova York - Augusto Alvarenga

Título Original: Um Amor, Um Café & Nova York
Autor: Augusto Alvarenga
Editora: D'Plácido
Páginas: 168
Gênero: Romance, Ficção
País: Brasil
ISBN: 9788584250370
Classificação★★★★★
_______________

Fofo. Não há outra palavra para descrever Um Amor, Um Café & Nova York. O livro de Augusto Alvarenga me conquistou e me fez suspirar em vários momentos. A cada página virada, eu marcava uma frase ou um trecho com que eu me identifiquei. É um livro que fala de amor com bastante açúcar, feito para os românticos e sonhadores de plantão. Muito eu.

O amor adolescente, geralmente descrito nos livros como impetuoso, desregrado e avassalador, nesse livro toma contornos diferentes. Um amor cheio de ternura, carinho e meiguice, faz deste, um romance mais leve, gostoso de ser lido numa tarde de domingo. Todo o clichê dos YA's é deixado de lado e a narrativa do autor não segue os padrões atuais de livros best-seller. Pelo contrário, Um Amor, Um Café & Nova York ressalta um valor muitas vezes esquecido pelos jovens amantes: ele próprio, o amor.

Guimila são o casal mais guti-guti do mundo literário. Eles demoram para desligar o telefone, se falam várias vezes por dia, quase não brigam, fazem surpresas um para o outro. Quando estão prestes a completar três anos de namoro, Guilherme faz uma surpresa para a namorada, ele planeja uma viagem para Nova York. Essa, não é uma surpresa qualquer, pois Camila é apaixonada pela Grande Maçã. Talvez tanto quanto eu sou por Londres. A ansiedade e a expectativa de realizar o seu maior sonho com o amor da sua vida torna tudo ainda mais fantástico. E quando eu vivi a mesma coisa que a protagonista, eu também me sentia nas nuvens, antes mesmo de entrar no avião. 

Já em solo americano, os dois vão descobrindo juntos a beleza de Nova York. A cidade grande, que nunca dorme e onde os sonhos se tornam realidade. Acostumados com Belo Horizonte, o fascínio dos protagonistas é notável, tudo é diferente, desde o clima, até a forma de se comportar. Augusto fez um excelente trabalho de pesquisa e por algumas horas, eu realmente estive em Nova York enquanto lia.

O 'café' no título pode ser entendido como uma referência ao estado de Minas Gerais, de onde são as personagens criadas pelo autor. Além do mais, em países que experimentam as mais baixas temperaturas, como os do hemisfério norte, o café é parte essencial da viagem. Saudades, Starbucks. A capa e a diagramação são maravilhosas, fruto de um trabalho de ilustração do próprio autor, que não poderia passar despercebido. A representação de Belo Horizonte no topo e de Nova York no rodapé é genial da concepção à execução, e pode inclusive dizer muito sobre a história.

Tudo pode parecer perfeito, fofo e encantador, mas até os sonhadores precisam acordar. Em um determinado ponto da viagem, o amor do casal é colocado à prova e os sonhos e planos dos dois podem colidir. Todo casal passa por esse momento e a forma como Augusto trabalhou isso na narrativa foi bem plausível. Mais uma vez me identifiquei e cheguei a pensar que o autor tem me espionado nos últimos anos.

Os muitos momentos românticos do casal podem parecer exagero para os que não gostam do excesso de mel, mas para aqueles que preferem seu café e seu amor com duas pedrinhas de açúcar, o livro tem o sabor perfeito. Recomendo como uma boa história e como um trabalho de ilustração fantástico, cheio de significado.

"Eu quero realmente ter alguém. Eu não estou insinuando nada para você, ou talvez, eu esteja sim. - e pegou as minhas mãos - Mas o que eu quero por agora é isso: que você não fique pensando que não significou nada. Porque significou, sim! Não pense que eu não vou te ligar essa noite, pois eu vou! E não pense que eu estou falando isso da boca para fora, porque eu não estou. Ok?" (p. 24)

Sinopse: Um Amor, Um Café & Nova York - Camila sempre teve um grande sonho: viver um grande amor, como um desses de cinema. Ela só não imaginava que teria isso e muito mais, logo que conheceu Guilherme. Na véspera do aniversário de 3 anos de namoro do casal, e do aniversário de 19 anos de Camila, Guilherme surge com uma surpresa que mudaria pra sempre o romance e a vida do casal: uma viagem de um mês para Nova York. O que ele não sabia é que esse era mais um dos grandes sonhos de Camila, que vai fazer de tudo para que essa seja a melhor viagem deles. Porém, Nova York possui brilhos demais. Poderia algum deles ofuscar o do casal?

"Eu não sei nem o que te dizer,,, Eu só... Eu faria qualquer coisa para ouvir todas essas suas palavras para mim de novo. Eu faço qualquer coisa por você, Camila! Qualquer coisa! Eu só preciso ver o seu sorriso brilhando do meu lado. Eu te levo para a lua comigo se você quiser! Eu te amo tanto..." (p. 46)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...