setembro 23, 2015

[Livros] Zac & Mia - A. J. Betts

Título Original: Zac and Mia
Autor: A. J. Betts
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Gênero: Ficção, Sick-lit, YA
País: Austrália
ISBN: 9788581637716
Classificação: ★★★★☆

_______________

Zac & Mia é um sick-lit adolescente que fala sobre câncer, adolescência e as relações problemáticas entre um e outro. Pode parecer apenas mais do mesmo, mas a narrativa de A. J. Betts tem ao menos um diferencial: não tenta comover. Com humor e esperança, a autora traz uma história de amizade e superação que foge dos clichês e ilustra de forma mais fiel o câncer e suas consequências.

Zac tem leucemia e acabou de receber um transplante de medula óssea. Durante a recuperação da cirurgia, ele fica confinado em um dormitório de hospital jogando videogame e palavras cruzadas com sua mãe. Viciado em estatísticas e estimativas, o garoto pesquisa constantemente sobre o câncer e suas reais chances.

Após muitos dias trancado no quarto, Zac descobre que tem uma nova vizinha. Uma adolescente rebelde que xinga a mãe, não aceita medicação e se preocupa apenas com sua aparência. A personalidade forte e irritante de Mia, é no entanto, o que chama atenção de Zac. Afinal, ele é exatamente o oposto.

Narrando sob pontos de vista alternados o dia-a-dia dos dois, a história retrata realidade - as qualidades e defeitos de dois jovens comuns que cometem erros, ficam zangados e se frustam com sua própria sorte. Mia pode parecer extremamente fútil de início, (e sim, ela é!) mas ao perceber suas inseguranças, seus traumas, começamos a entender que não é assim tão simples, e essa futilidade é uma fuga. Ninguém precisa encarar um câncer sorrindo e Mia, prova isso. Nem tudo são flores, poemas e discursos motivacionais, a protagonista mostra que, às vezes, a vida é uma merda e temos de lidar com isso.

Não é um livro que leve à reflexões profundas, mas que cumpre seu papel: entreter o leitor, dar esperança aos que sofrem (direta e indiretamente) e romper preconceitos. O câncer é uma realidade alarmante e as probabilidades de que um indivíduo ou alguém em sua família seja acometido pela doença são enormes. Tratar de um tema delicado de forma tão casual, com uma abordagem jovem, não só prepara os jovens leitores, como também os alerta para a brevidade da vida. Quando jovens, acreditamos que temos a vida toda pela frente, e quando descobrimos que não temos, as amizades que cultivamos são o que nos dão força para continuar.

"De todos, eu sou o menos corajoso. Nunca me alistei para essa guerra. A leucemia me convocou, essa filha da puta." (p. 51)

Sinopse: A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso.No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela. Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente.

"- Eu sou uma atração de circo. 
- Mia, você não sabe...
- Você é que não sabe, Zac.
- Não, você não sabe o quanto é linda.
A palavra me derruba um pouco. Linda? Fecho os olhos. A Terra parece estar balançando sob meus pés. 
- Você é Mia. Você era e continua sendo, e você sempre vai ser." (p. 170)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...