outubro 15, 2015

[Livros] O Resgate no Mar - Parte II - Diana Gabaldon (Outlander #4)

Título Original: Voyager #4
Autor: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 656
Gênero: Ficção, Romance Histórico
País: EUA
ISBN: 9788567296401
Classificação: ★

_______________

Viagem no tempo, Jamie Fraser, Escócia e século XVIII. Quarto volume da série Outlander, O Resgate no Mar - Parte II é, como seus antecessores, um livro de mais de seiscentas páginas, repleto de história britânica e cultura medieval. Com muitas - muitas mesmo - reviravoltas, este talvez tenha sido o livro mais cheio de ação e é extremamente importante para compreensão da trama de Gabaldon.

Com um ar mais místico, Diana Gabaldon começa a dar os primeiros passos para a solução dos mistérios que envolvem o círculo de pedras e a estranha aparição do fantasma de Jamie Fraser no primeiro livro. É impossível terminar a estória sem desejar o próximo volume e para animação geral (ou não), este também será dividido em dois. Mais tempo de espera, haja coração!

Na continuação de O Resgate no Mar, descobrimos - junto com Claire - que Jamie se casou outra vez durante os anos em que eles ficaram separados. A fúria (completamente injustificada) de Claire recai sobre ele e temos uma das cenas mais quentes da saga. Aliás, o conteúdo erótico começa a ser mais desenvolvido a partir do terceiro volume, principalmente porque passados vinte anos, a inocência de Jamie desapareceu e ele se tornou um homem mais... confiante, digamos assim.

A passagem dos anos afetou também Claire, que agora na meia-idade, perdeu bastante de sua confiança e em muitos momentos, se mostra insegura. O que não mudou foi o amor dos dois. Ambos ainda arriscam suas vidas para proteger um ao outro e em um livro cheio de piratas, contrabandistas e criminosos, isso acontece com muita frequência. Claire também começa a sentir a ausência da filha - Brianna, que está em outro espaço e tempo, longe demais para ser acalentada pelos braços da mãe. Os diários de uma para a outra são emocionantes e escritos com uma sensibilidade ímpar.

Uma série de acontecimentos - meio confusos para serem detalhados nesta resenha - culmina no sequestro do sobrinho de Jamie. O garoto é levado por um navio pirata e tudo o que Claire e Jamie sabem é que o navio deve ir até as Índias Ocidentais. Sem pestanejar, o casal parte numa longa e árdua jornada pelos mares mais tempestuosos.

A volta de alguns personagens importantes vai fazer com que os leitores entendam que nas mais de duas mil páginas anteriores e milhares ainda por vir, cada aparição tem um significado e Diana Gabaldon sabe costurar pontas soltas como ninguém. Um exemplo é o major John Grey, que está presente num dos diálogos mais comoventes de toda a trama. Apaixonado por Jamie Fraser e ciente de que o escocês nunca poderá retribuir seu amor, o major aceita sua amizade e o destino de ser para sempre infeliz. É comovente e arrasador.

O Resgate no Mar - Parte II traz o desfecho perfeito para seu antecessor. Com uso de metalinguagem e muitas referências literárias, Diana Gabaldon prova mais uma vez que escreveu uma das séries de livros mais complexas e inteligentes da atualidade. A extensa pesquisa histórica e cultural feita pela autora é evidente e torna a obra riquíssima em detalhes, dialetos, expressões. E se a história fascinante de Claire Randall ainda não te convencer, leia porque além de romance e História, há magia nas palavras de Gabaldon, em cada uma delas. Especialmente nas que descrevem Jamie Fraser. 

"As lágrimas escorriam quentes pelos meus dedos. Eu chorava por Jamie e pelo que eu fora com ele. 
Você sabe - sussurrava a voz de Jamie - o que é dizer outra vez 'eu a amo' em todo o seu verdadeiro significado?
Eu sabia. (...)" (p. 72)

Sinopse: Claire Randall finalmente conseguiu voltar no tempo e reencontrar Jamie Fraser na Escócia do século XVIII, mas sua história está longe do final feliz. O casal terá quesuperar muitos obstáculos, de fantasmas a perseguições marítimas, mas o principal deles são os vinte anos que se passaram em suas respectivas épocas desde a última vez que se viram. Se a intensa paixão e o desejo entre eles não parecem ter diminuído nem um pouco, o mesmo não se pode dizer sobre a confiança. Jamie agora é um homem endurecido pelo que aconteceu após a Batalha de Culloden. 

Claire, por sua vez, precisa lidar com o segundo casamento de seu amado e suportar a saudade de Brianna, que ficou sozinha no ano de 1968. A união dos dois será posta à prova quando o sobrinho de Jamie for sequestrado. Juntos, eles precisarão singrar pelos mares e cruzar as Índias Ocidentais para resgatá-lo, provando mais uma vez que nada é capaz de deter uma história de amor que vence as fronteiras do tempo e do espaço.

"Todos os nomes pelos quais a chamei ao longo dos anos - princesa, boneca, querida, docinho, fofa, benzinho... sei porque os judeus e os muçulmanos têm novecentos nomes para Deus; uma pequena palavra não é suficiente para o amor." (p. 220)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...