outubro 18, 2015

[Séries] Narcos


Olá queridos, faz tempo que não atualizo a coluna séries do blog e isso aconteceu porque eu não tenho assistido muitas séries ultimamente. Por algum motivo - que não sei bem qual - não tenho conseguido assistir televisão. Minha paciência, atenção e vontade de acompanhar uma novela, série ou mesmo um filme estão bem limitadas e, por conta disso, tenho me dedicado mais à internet e às leituras. 


Nas últimas semanas, porém, comecei a acompanhar uma série produzida pelo Netflix: Narcos. A série conta a história do maior narcotraficante da Colômbia - possivelmente da América do Sul -, Pablo Escobar. Utilizando como base o ponto de vista do DEA americano, que teve grande participação na captura e morte do traficante, a série mostra como viveu Pablo, seus erros, acertos e como o dinheiro pode comprar quase tudo, inclusive quase todos.

A história de Escobar, um rapaz humilde que se tornou bilionário com a importação de cocaína para os Estados Unidos nos anos 80 é no mínimo interessante, mas o que realmente chama a atenção é a atuação estupenda de Wagner Moura e Pedro Pascal. Dois grandes atores reunidos numa ótima série. Isso, com certeza, me tirou da ressaca televisiva. 


No começo da "carreira", Pablo Escobar sonhava mudar a Colômbia, levar justiça e igualdade aos mais pobres. Esse ideal, no entanto, foi aos poucos se deteriorando e a enorme quantia de dinheiro acumulada fez com que o traficante perdesse a cabeça. Em um país pobre da América do Sul quase todos estão a venda e Pablo pagava muito bem, inclusive distribuía dinheiro aos necessitados. Daí vem sua fama de Robin Hood colombiano.

Suas atividades ilícitas são minunciosamente detalhadas no seriado e com a evolução da trama vamos chegando mais perto do real final de Escobar - que não é spoiler para os que conhecem a história da Colômbia. As interferências políticas e econômicas dos EUA na Colômbia, o comunismo, a era Reagan e as próprias consequências do narcotráfico são amplamente explorados e o telespectador tem uma versão completa dos fatos, analisando os pontos de vista dos criminosos, dos políticos e da polícia. 


A fotografia é excelente e a série tem rendido ótimas críticas ao Netflix. Uma nova temporada deve vir por aí, descrevendo os atos escabrosos que Pablo Escobar - já louco - cometeu. Sua história que representa tanto é mais um exemplo do que o dinheiro pode causar: destruição, morte, loucura, mas acima de tudo, pode destruir sonhos ao invés de realizá-los. 

Fonte:Netflix
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...