janeiro 20, 2016

[Livros] After - Depois da Esperança - Anna Todd (After #4)

Título Original: After We Fell #2
Autor: Anna Todd
Editora: Paralela
Páginas: 352
Gênero: Romance, New Adult, Hot
País: EUA
ISBN: 9788584390069
Classificação★★★☆☆
_______________

Um relacionamento abusivo e viciante. Essa é a relação de Hardin e Tessa e também a minha relação com After. A montanha-russa emocional que a narrativa de Anna Todd traz consigo prende a atenção e faz com que ninguém consiga parar de ler até chegar ao final - mesmo que isso cause uma frustração imensa. Depois da Esperança é o quarto volume da série e as coisas ainda estão longe de melhorar, mas a esperança é a última que morre e todos ainda acreditamos - pelo menos um pouco - na redenção de Hardin.

Como eu disse em todas as resenhas anteriores, After é uma série de livros com muitos altos e baixos, tanto na narrativa quanto em seu próprio desenvolvimento. Em alguns momentos Anna Todd parece direcionar sua trama para um lugar, mas acaba chegando em outro completamente diferente e isso é o que eu mais gosto nela: essa imprevisibilidade. Tudo pode mudar. Exceto Hardin, esse desgraçado não muda nunca.

Os personagens continuam num ciclo destrutivo e, ao leitor que observa situações absurdas de insegurança, obsessão, ciúme e abuso moral, só sobra indignação. Durante várias cenas não me compadeci do sofrimento de Tessa porque ela teve todas as ferramentas para escapar da teia de aranha em que se encontra. Zed tentou abrir seus olhos muitas vezes e, finalmente, desistiu. Tessa sempre tem escolha, mas sempre escolhe o psicopata do namorado. Hardin nunca foi violento fisicamente com ela e já prometeu se afastar se ela quisesse, mas ela não quis. E, com isso, permanecem juntos esses dois idiotas que tanto mal fazem um ao outro.

Porém, se há algo que eles não fazem mal é sexo. A distância apenas acentuou a paixão entre os dois e o fogo do casal que norteou os outros livros está ainda mais forte. Com cenas explícitas e bem escritas, esse é um dos livros mais ousados da série. O "galã" é um escroto, mas temos que concordar que ele sabe ser bem sedutor quando quer, né?

A desejada, cobiçada - e imbecil - Tessa ainda atrai olhares e paixões por onde vai, mas seu coração é do garoto problemático que controla cada um dos seus passos. Depois de vários términos, brigas, xingamentos e drama, a relação dos dois "aparentemente" melhorou. Bom, é nisso que ela acredita, mas a narrativa sob o ponto de vista de Hardin Scott mostra o exato oposto. 

Muitos viram uma grande evolução no comportamento de Hardin. Há, sim, uma melhora em seu atitudes, mas pouca diferença em seu temperamento. Apesar de ter começado a tomar consciência das merdas que faz, a raiz do problema continua lá, intacta. Hardin tem pensamentos destrutivos e um ciúme incontrolável que beira a loucura. Ele fez algumas coisas boas nesse livro como ajudar o pai viciado de Tessa a se abster mas, por outro lado, continua querendo controlar a vida dela de uma maneira absurda.

Confesso que eu já tive mais fé em Hardin Scott, mas só falta um livro para concluir a série e conhecendo Anna Todd como conheço, as coisas ainda podem mudar. Por falar em mudanças, há uma grande - outra grande - reviravolta na história e algumas revelações podem causar efeitos ainda mais destrutivos do que o próprio Hardin. Outra vez, admiro Todd por escrever uma história tão cheia de realidade sobre relacionamentos imperfeitos - e frustrantes - tão diferentes das lindas histórias de amor que vemos nos livros.

O final é surpreendente e, literalmente, vale pelo livro todo. Com a promessa de encerrar o drama desses dois adolescentes desajustados e psicóticos, aguardamos pelo desfecho de After e torcemos para que as coisas melhorem - ou para que ambos procurem tratamento. Aliás, ler cada um desses livros em um dia (quinhentas páginas/cada) também é motivo para buscar ajuda. Por que Anna Todd escreve tão bem essa história tão insuportável? Não dá para explicar, mas depois de ler After você entenderá.

"Enquanto dirigia, comecei a me perguntar: em algum momento da minha vida eu não fui um cretino egoísta?" (p. 24)

Sinopse: Depois de tantos obstáculos, Tessa e Hardin estão, enfim, mais maduros como casal. As dificuldades causadas pelo gênio forte dele e pela impulsividade dela ainda existem, mas eles já não conseguem negar o amor que sentem um pelo outro. Mesmo morando em cidades diferentes, estão mais apaixonados do que nunca. Se a química entre os dois já era explosiva antes, agora que eles se entregaram de vez a essa paixão, cada encontro será mais ardente do que o anterior. Mas uma cruel reviravolta do destino trará à tona todos os fantasmas do passado de Hardin. Depois da esperança, haverá forças para enfrentar mais dificuldades?

"A mão na minha, um resvalar de seus dedos em meu braço, sua mão afastando delicadamente meus cabelos da testa; ela está sempre me tocando, e eu me sinto feliz como um menininho na noite de Natal. Se eu soubesse como é ser feliz como um menininho na noite de Natal." (p. 97)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...