dezembro 19, 2017

[Livros] Manual do Coração Partido - Mari Ramos

Título Original: Manual do Coração Partido
Autor: Mari Ramos
Editora: BestSeller 
Páginas: 136
Gênero: Autoajuda
País: Brasil
ISBN: 9788546500543
Classificação: ★★★★
_______________

Um manual de sobrevivência fofo sobre um momento nada fofo difícil pelo qual todos nós já passamos ou vamos passar: o fim de um relacionamento. Terminar é sempre algo devastador, independentemente da forma como acontece, encerrar um ciclo é sempre doloroso e uma ajuda para enfrentar a tristeza não faz mal. Em tom de conselho de amiga, Manual do Coração Partido narra situações em que tudo o que queremos fazer é chorar com um pote de sorvete no colo e nos ensina a enfrentá-las de cabeça erguida.

Uma diagramação linda e bastante atrativa em conjunto com o tom descontraído da autora torna o tema, que é tão pesado e negativo, algo leve e, por vezes, até cômico. O humor que desaparece completamente de nossas vidas após um término se faz presente nas lições de superação inusitadas propostas pelo livro e é possível chorar e sorrir num mesmo parágrafo. Acredite, aconteceu comigo!

O clichê da autoajuda, obviamente, se faz presente mas, não incomoda. Pelo contrário, as frases e músicas motivacionais só reforçam uma mensagem que precisa mesmo ser transmitida - pode parecer que vai, mas você não vai morrer. Dividido em cinco fases, bem como o processo de luto, Manual do Coração Partido nos ajuda a lembrar que outras pessoas passaram por isso e conseguiram seguir em frente, mesmo que nós não consigamos ver uma saída do fundo poço. 

Mari Ramos nos ensina a respeitar cada uma das fases pelas quais precisamos passar. Chorar, sofrer e se sentir mal é necessário, só assim poderemos amadurecer e aprender em nossos próximos relacionamentos. Se nada é para sempre - nem mesmo aquele amor que você jurou que nunca acabaria - imagina a tristeza. Ela vai passar e, se não passar, não hesite em buscar ajuda profissional, afinal, não vale a pena sofrer por um amor ruim. Como dizem os filósofos contemporâneos: "Se você amou tanto a pessoa errada, imagine o quanto pode amar a certa."

"Você quer mesmo aceitar qualquer reação da parte dele? Vale qualquer coisa para chamar a atenção?" (p. 61)

Sinopse: Uma das únicas certezas que temos sobre a vida, além do nascimento e da morte, é que, uma hora ou outra, todos sofreremos por amor. Ninguém está imune. Podemos até não ter muita escolha sobre como vamos nos sentir quando esse momento chegar, no entanto, podemos escolher como vamos reagir. 

Em Manual do coração partido, a autora Mari Ramos nos mostra que é possível dar a volta por cima, baseada em situações vividas por ela e por amigas, e compartilha conosco, de forma bem-humorada e descontraída, dicas de como encarar a fase do luto pós-desilusão amorosa. A autora usa como referência as cinco fases do luto em divertidas situações com as quais todos que já tiveram o coração partido vão se identificar.Nas palavras da própria autora, esse livro é “dedicado a todos aqueles que já sofreram por amor e acharam que o mundo fosse acabar… Mas não acabou”.

"Mas, não importa aonde você vá, há essa ausência que, paradoxalmente, te acompanha sempre. Sensação social estranha essa, de estar, mas não estar, de sorrir, mas nunca rir, de falar e não se escutar. Uma vontade incontrolável de desistir de tudo." (p. 66)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...