abril 12, 2018

[Livros] O Homem de Lata - Sarah Winman

Título Original: Tin Man
Autor: Sarah Winman
Editora: Faro Editorial
Páginas: 160
Gênero: Romance, Ficção, Drama
País: Reino Unido
ISBN: 9788595810112
Classificação: ★★★
_______________

Uma história comovente e sensível ao extremo, O Homem de Lata fala sobre amor, amizade, aceitação e coragem. Como tantas outras vezes, tive meu coração partido durante esta leitura e invejei o homem de lata de O Mágico de Oz por não ter um coração. Chorei e demorei semanas para organizar meus sentimentos em linhas. Temo ter falhado miseravelmente, mas espero que vocês compreendam que existem coisas que não podem ser ditas, apenas sentidas.

Sarah Winman constrói uma narrativa que vai se revelando aos poucos e nos leva a conhecer a vida de um homem que perdeu tudo. Desde sua identidade até sua família, Ellis busca uma razão para continuar. Esse propósito talvez esteja em seu próprio passado, nas lembranças de tempos felizes e nas recordações das pessoas a quem amamos.

Narrado em parte por Ellis e em parte por Michael, O Homem de Lata vai nos levar às memórias da juventude desses dois homens e mostrar porque tudo mudou. As vidas deles tomaram rumos diferentes e os sentimentos dessa amizade se perderam com o tempo, como tudo se perde um dia. Deixar algo ir é difícil mas conviver com a saudade é cruel, essa dor nostálgica permeia o livro todo e aperta o nosso coração com a mesma força que desejamos apertar os que partiram num abraço.

O tempo, a vida e o destino podem ficar no caminho dos nossos sonhos, mas nunca poderão nos fazer deixar de sonhar. Existem tantas possibilidades e vidas alternativas que poderíamos estar vivendo mas só uma podemos, de fato, viver. Nessa vida, nos foi dado um coração, uma relíquia pela qual o homem de lata daria qualquer coisa. O que ele não imagina é que esse coração quando partido não se conserta com metal e nunca mais volta a ser igual.

"E você, meu amigo galvanizado, quer um coração. Você não sabe o quão sortudo é por não ter um. Corações nunca serão práticos enquanto não forem feitos para não se partirem." (p. 7)

Sinopse: Em 1963, Ellis e Michael eram dois garotos de doze anos que se tornaram grandes amigos. Durante muito tempo, sempre foram apenas os dois, andando pelas ruas de Oxford, um ensinando ao outro coisas como nadar, descobrir autores e livros e a esquivar-se dos punhos de seus pais dominadores. 

Até que um dia algo muito maior que uma grande amizade cresce entre eles. Mas então, avançamos cerca de uma década nesta história e encontramos Ellis, agora casado com Annie, e Michael não está mais por perto. O que leva à pergunta: o que aconteceu nos anos que se seguiram? Esta é quase uma história de amor. Mas seria muito simples defini-la assim.

"Amamos quem amamos, não é mesmo? Espero que ela tenha amado." (p. 125)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...