junho 28, 2013

[Livros] O Circo da Noite - Erin Morgenstern

Título Original: The Night Circus
Autor: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788580571608
Classificação★★★★★

_______________

Nenhuma resenha que eu fizer jamais fará jus ao Circo da Noite. Digo isso, porque não existem palavras que possam descrever a magia desse livro, a beleza do circo, ou quão encantadores são seus personagens. Erin Morgenstern criou universos tão fantásticos e tão bem detalhados que nos fazem sonhar, desde que vi a capa desse livro me apaixonei, eu não sabia que seu conteúdo era ainda mais surpreendente. 

O Circo da Noite é um dos melhores livros, não só do ano, mas de toda a minha vida, e ele veio à mim em uma boa hora, pois se o tivesse lido antes, talvez não tivesse paciência para suas mais de 350 páginas, detalhadas e descritivas, que acabariam por me cansar. No caso desse livro, cada detalhe parece ser importante, especialmente para a construção do circo em nossa imaginação, cada detalhe, desde as grandes tendas com lonas em preto e branco, até os belíssimos vestidos de Célia foram desenhados em minha cabeça a cada virar de páginas. 

Considerei uma leitura magnífica, e quando resolvi resenhar esse livro, sabia que faltariam palavras para descrever Morgenstern, de fato, faltam. A autora conseguiu unir uma história de amor à um conto de fadas, nos transportando para um circo mágico que viaja pelo mundo encantando todos que o visitam. 

Próspero é um grande mágico que descobriu que sua filha tem os mesmos dons que ele, resolvendo se aproveitar das habilidades da menina, ele aceita o desafio de um velho amigo, cada um deles irá treinar um jovem para que vença o outro, é um jogo, só um poderá vencer, não há regras. Os dois jovens, Celia e Marco são então treinados durante anos para o dia em que irão se enfrentar, destinados a fazer parte do grandioso Cirque des Réves, os dois passam a usar seus dons para provar qual dos dois é o melhor,  mas logo se tornam companheiros e acabam se apaixonando. Como evitar um desfecho que o destino já previu? Magia, destino, encanto, amor, tudo se encontra .. no Circo da Noite! Sejam bem vindos e tragam seus cachecóis vermelhos, rêveurs.

"O jovem tenta em vão retirar o anel do dedo enquanto ele se dissolve em sua pele.
- Vínculos são permanentes, meu rapaz - diz o homem de terno cinza.
- A que estou ligado? - pergunta o garoto, olhando espantado a cicatriz no lugar onde o anel estava instantes atrás.
- A uma obrigação que você já tinha, e a uma pessoa que você só vai conhecer daqui a algum tempo. Os detalhes não são importantes nesse estágio."

Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

"- Você veio me mostrar seus feitos de ilustres ilusões? - pergunta.
- Não está nos meus planos para esta noite, mas se você quiser...
- Você já assistiu ao meu número, seria justo.
- Eu poderia olhar para você a noite toda - diz ele.
Você fez isso - comenta Celia. - Esteve em todas as apresentações desta noite, eu percebi.
Levanta-se e anda até o centro do círculo, girando de forma que o vestido roda junto com ela.
- Eu consigo ver todas as cadeiras - diz ela. - Você não se esconde de mim quando se senta na fila de trás.
- Achei que ficaria muito tentado a tocar em você caso me sentasse na frente - replica Marco, levantando-se para ficar na beira o espaço da apresentação, um pouco à frente da fileira de cadeiras.
- Estou perto o suficiente para sua ilusão? - pergunta ela.
- Se eu disser que não, você chega mais perto? - contra-ataca ele, sem se incomodar em esconder o sorriso."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...