junho 28, 2013

[Livros] O Circo da Noite - Erin Morgenstern

Título Original: The Night Circus
Autor: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788580571608
Classificação★★★★★

_______________

Nenhuma resenha que eu fizer jamais fará jus ao Circo da Noite. Digo isso, porque não existem palavras que possam descrever a magia desse livro, a beleza do circo, ou quão encantadores são seus personagens. Erin Morgenstern criou universos tão fantásticos e tão bem detalhados que nos fazem sonhar, desde que vi a capa desse livro me apaixonei, eu não sabia que seu conteúdo era ainda mais surpreendente. 

O Circo da Noite é um dos melhores livros, não só do ano, mas de toda a minha vida, e ele veio à mim em uma boa hora, pois se o tivesse lido antes, talvez não tivesse paciência para suas mais de 350 páginas, detalhadas e descritivas, que acabariam por me cansar. No caso desse livro, cada detalhe parece ser importante, especialmente para a construção do circo em nossa imaginação, cada detalhe, desde as grandes tendas com lonas em preto e branco, até os belíssimos vestidos de Célia foram desenhados em minha cabeça a cada virar de páginas. 

Considerei uma leitura magnífica, e quando resolvi resenhar esse livro, sabia que faltariam palavras para descrever Morgenstern, de fato, faltam. A autora conseguiu unir uma história de amor à um conto de fadas, nos transportando para um circo mágico que viaja pelo mundo encantando todos que o visitam. 

Próspero é um grande mágico que descobriu que sua filha tem os mesmos dons que ele, resolvendo se aproveitar das habilidades da menina, ele aceita o desafio de um velho amigo, cada um deles irá treinar um jovem para que vença o outro, é um jogo, só um poderá vencer, não há regras. Os dois jovens, Celia e Marco são então treinados durante anos para o dia em que irão se enfrentar, destinados a fazer parte do grandioso Cirque des Réves, os dois passam a usar seus dons para provar qual dos dois é o melhor,  mas logo se tornam companheiros e acabam se apaixonando. Como evitar um desfecho que o destino já previu? Magia, destino, encanto, amor, tudo se encontra .. no Circo da Noite! Sejam bem vindos e tragam seus cachecóis vermelhos, rêveurs.

"O jovem tenta em vão retirar o anel do dedo enquanto ele se dissolve em sua pele.
- Vínculos são permanentes, meu rapaz - diz o homem de terno cinza.
- A que estou ligado? - pergunta o garoto, olhando espantado a cicatriz no lugar onde o anel estava instantes atrás.
- A uma obrigação que você já tinha, e a uma pessoa que você só vai conhecer daqui a algum tempo. Os detalhes não são importantes nesse estágio."

Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

"- Você veio me mostrar seus feitos de ilustres ilusões? - pergunta.
- Não está nos meus planos para esta noite, mas se você quiser...
- Você já assistiu ao meu número, seria justo.
- Eu poderia olhar para você a noite toda - diz ele.
Você fez isso - comenta Celia. - Esteve em todas as apresentações desta noite, eu percebi.
Levanta-se e anda até o centro do círculo, girando de forma que o vestido roda junto com ela.
- Eu consigo ver todas as cadeiras - diz ela. - Você não se esconde de mim quando se senta na fila de trás.
- Achei que ficaria muito tentado a tocar em você caso me sentasse na frente - replica Marco, levantando-se para ficar na beira o espaço da apresentação, um pouco à frente da fileira de cadeiras.
- Estou perto o suficiente para sua ilusão? - pergunta ela.
- Se eu disser que não, você chega mais perto? - contra-ataca ele, sem se incomodar em esconder o sorriso."


11 comentários:

  1. Hey
    Sou super curiosa em relação a esse livro.
    Pelas resenha que leio, sempre acho que daria um ótimo filme.

    beijinhos

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, infelizmente ainda não tenho esse livro.
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas você me deixou curiosa! Tem certeza que as partes descritivas não são muito chatas? Tenho sérios problemas com detalhes em excesso!
    Mas sempre é bom ler essas histórias diferentes... Sair um pouco da nossa realidade e conseguir ver o mundo com mais fantasia! =D

    Parabéns pela resenha!

    http://falaurupes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu também tenho um problema com descrições demasiadas, mas neste livro elas não incomodam, pelo contrário.. dão asas à imaginação.

      Obrigada pela visita! :)

      *-*'

      Excluir
  4. Oiee tudo bem ??

    Nossa seu blog é muito fofo amei tudo nele !!!

    Que resenha legal me deixou muito curiosa para ler o livro quando vejo resenhas que falam que foi o melhor livro que leram fico tentada a comprar o livro na hora kkk mais do que adicionado na lista de desejos.

    Parabéns pelo seu blog e pela sua resenha se puder conhecer o meu ficarei muito feliz

    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Acho a capa desse livro muito fofa e tenho vontade de conhecer a história e a sua resenha só me deu mais vontade ainda de ler!! rs

    Minha lista ta um pouco grande, mas irei adiciiona-lo para ler em breve! Acabei de conhecer seu blog e já estou seguindo :)

    Se puder conhecer o meu, ficaria muito feliz:
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. não conheci o livro, mas parece ser bem legal
    ótima resenha!
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro é liiinda!
    Eu tenho ele aqui, mas quem disse que minha fila interminável de leituras atrasadas me dá folga?!
    Mas quero muito ler!!!

    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não peguei pra ler. A capa desse livro é maravilhosa, e até a lombada é linda hehehehehe. Que bom que você gostou tanto, pois li algumas resenhas negativas sobre ele e me neguei a acreditar que o livro não era bom.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Humm não sabia que tinha romance nesse livro! Adorei o diálogo que você transcreveu. Agora fiquei ainda mais empolgada pra ler, pois adoro o circo =D
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  10. Só pela capa e pela sinopse o livro já me conquistou, e depois de ler tantas resenhas, eu comprei o livro em portugues e tbm em ingles. Irei ler em breve, e tenho certeza q vou amar.
    parabéns pela resenha, ficou show.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...