julho 28, 2016

[Livros] Depois de Você - Jojo Moyes (Como Eu Era Antes de Você #2)

Título Original: After You
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Gênero: Romance, Ficção
País: Reino Unido
ISBN: 9788580578645
Classificação: ★★★
_______________

Um dos livros mais aguardados do ano, Depois de Você foi lançado com expectativa duplicada após a estreia da adaptação cinematográfica de Como Eu Era Antes de Você. Retomando a história de Lou Clark alguns anos após a irreversível decisão de Will Traynor, este é um livro que fala sobre o luto e a culpa. Não é romântico, fofo e nem traz questionamentos profundos, ele simplesmente retrata, verdadeiramente, a vida após a morte. Ou o que sobra dela.

Em um tom que chega a ser depressivo, encontramos uma Lou devastada pela dor. Conviver com a ausência de Will e as consequências que ele deixou para trás, destruiu a vida de Louisa. Julgada por pessoas que não concordaram com sua atitude, em especial sua própria mãe - uma mulher muito religiosa e conservadora -, a jovem decidiu tentar fazer o que Will lhe pediu: viver plenamente. Mas ao invés de conhecer o mundo e ampliar seus horizontes, ela passou a fugir de seu passado em uma vida ainda pior que antes.

Depois de Você é o completo oposto do livro anterior pois apresenta sua protagonista sem brilho, deprimida e destruída - como dito anteriormente. Todo o bom humor, extravagância e a alma colorida de Lou desapareceram dando lugar ao cinza de seus dias. A narrativa que, de início, é bastante pessimista pode contagiar seu leitor e persuadi-lo a desistir do livro, mas enquanto muitos vêem isso como um fracasso da autora, é possível enxergar o exato oposto. A capacidade de Jojo Moyes de nos transportar para a história é incrível e ao compreender os sentimentos da personagem somos afetados por ela.

Em uma vida medíocre - incrivelmente mais medíocre do que antes - Louisa Clark percebe que fracassou ao tentar realizar a única coisa que Will Traynor pediu a ela. Depois de ter deixado para trás sua barulhenta e intrometida família para viver em Paris, a moça se isolou do mundo numa tentativa desesperada de esquecer o que aconteceu. Obviamente, não funcionou. Porém, a monótona vida da garçonete vai mudar drasticamente com a visita de uma adolescente que carrega uma informação extremamente importante e um incrível grupo de apoio preparado para ampará-la.

Decidi dar o mínimo de detalhes sobre o enredo para não interferir nas primeiras impressões de vocês. Cada personagem que Jojo Moyes introduz no livro é cativante ou irritante ao extremo e essas emoções devem ser percebidas de maneira singular por cada leitor. Em grande maioria, os personagens são irritantes. A família inteira de Louisa é insuportável, desde sua intrometida irmã até sua dramática mãe. O único personagem que, outra vez, mostrou ser especial foi Nathan. O ex-cuidador de Will continua aconselhando Lou e, como um verdadeiro amigo, faz o que pode para que ela seja feliz.

Felicidade, aliás, é a palavra que norteia a busca de Louisa Clark. Will Traynor só pediu que ela vivesse bem, fizesse o melhor que pudesse com sua vida. No entanto, ao abandoná-la, o jovem empresário levou consigo até a última dose de alegria que a jovem tinha em si mesma. Foi justamente como se o veneno que o matou tão rápido, a tivesse matado lentamente. 

A jovem de sorriso contagiante e roupas bregas se perdeu, mas com a ajuda de alguns amigos, pôde se encontrar novamente e, aos poucos, redescobriu o caminho de casa. O final - nada conclusivo - deixa uma ponta solta para possíveis continuações e coloca reticências na vida antes tão cheia de exclamações de Lou. 

"Aprendemos a conviver com a perda, com as pessoas que nos deixam. Porque elas permanecem conosco, mesmo não estando vivas, mesmo não respirando mais. Não é a mesma dor avassaladora que sentimos no começo, aquela que nos invade e dá vontade de chorar nos lugares errados, que nos deixa irracionalmente irritados com todos os idiotas que ainda continuam vivos, enquanto quem amamos está morto. Mas aprendemos a nos adaptar. É como se acostumar com um buraco dentro de nós. Sei lá. É como se nos tornássemos... um donut quando queríamos virar um pão." (p. 112)

Sinopse: Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.

Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

"- Não estou apaixonada por um fantasma. (...)
- Então deixe ele ir, Lou." (p. 263)

Um comentário:

  1. Oi Mari!
    Eu amei Como Eu Era Antes De Você, mas o Depois De Você na minha opinião deixou de desejar, pois agora parece uma nova história com novos personagens, hahaha
    http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...